insert-headers-and-footers
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u116583214/domains/coisasqueperdemosnofogo.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Nina e o Mundo Encantado do Cinema consiste na adaptação da narrativa do jogo Coisas que Perdemos no Fogo em um livro gratuito transcrito para braille e tinta. O livro traz os mesmos personagens e universo do jogo a fim de aproximar o público infanto-juvenil com deficiência visual (parcial ou total) das temáticas de preservação e memória audiovisual.
Saiba maisO projeto Nina e o Mundo Encantado do Cinema tem como proposta contribuir para a inclusão das crianças e adolescentes deficientes visuais na comunidade escolar, entendendo a utilização da linguagem inclusiva (sistema braille) como um importante recurso metodológico para o processo de aprendizagem.
Promover a sensibilização e conscientização sobre preservação e memória no contexto cultural, entendendo a importância do reconhecimento dos motivos e das práticas para a preservação do audiovisual e, consequentemente, da memória coletiva de diversos grupos sociais por meio da leitura inclusiva.
A partir da utilização do Sistema Braille, pretende-se fomentar as práticas de inclusão dessas crianças e adolescentes de forma efetiva e promover impactos diretos em seus processos de aprendizagem.
Nesse sentido, também pretende-se construir uma rede de aprendizagem coletiva em que professores e arte-educadores, junto às crianças e adolescentes, trabalhem na construção ativa de novas abordagens em relação à linguagem audiovisual e a manutenção da memória coletiva e preservação do setor – reconhecendo essa expressão artística como ferramenta de experimentação e construção de mundos.
O projeto surge como uma ação dentro da proposta de continuidade de um projeto já existente – Coisas Que Perdemos no Fogo – aprovado no edital Retomada Cultural da Lei da Aldir Blanc no Rio de Janeiro, onde foi elaborada uma Cápsula do Tempo (site oficial do projeto), contendo diversos materiais informativos que refletem de que modo preservamos a cultura e como devemos ressignificar a experiência do espectador. Através da plataforma, também é possível acessar uma narrativa interativa/jogo (Seleção Oficial, Festival Ecrã 2021).
O livro conta a história de Nina, uma menina que adora passar suas tardes assistindo desenhos animados. Um dia, Nina é surpreendida por um acontecimento inesperado: os personagens do desenho param de falar português e ela não consegue mais entender o que dizem. Ao clicar aleatoriamente nos botões do controle da televisão, Nina é transportada para um outro universo, onde viverá uma aventura na qual terá encontros com diferentes personagens (uma dubladora, amebas e um dono de estúdio de dublagem) e aprenderá, de forma lúdica e divertida, sobre a história do audiovisual e do processo de dublagem no Brasil.
Leia o livro Nina e o mundo encantado do cinema! Nessa história, você viverá uma aventura na qual terá encontros com diferentes personagens e aprenderá, de forma lúdica e divertida, sobre a história do audiovisual e do processo de dublagem no Brasil.
Baixe gratuitamente os arquivos do livro físico Nina e o Mundo Encantado do Cinema! Você poderá enviar para impressão em braille e ter a versão de leitura inclusiva em sua casa, escola, ou instituição.
[Braille] Capa e Contra-Capa – Nina_01.pdf.pdf
[Braille] Miolo – Nina_01.pdf
[Adesivo] Ficha Catalográfica_Físico
Ouça a versão em audiobook do livro Nina e o Mundo Encantado do Cinema! Nessa história, você viverá uma aventura na qual terá encontros com diferentes personagens e aprenderá, de forma lúdica e divertida, sobre a história do audiovisual e do processo de dublagem no Brasil.
[Em breve]
O projeto promoveu a comunicação entre arte-educadores, contadores de histórias e deficientes visuais (parciais e/ou totais) com a cultura local do norte do país. Foram desenvolvidas atividades em parceria com a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles (Porto Velho – RO), construindo mais uma ponte entre a educação e cultura.
Algumas das ações realizadas foram:
🔍 Mapeamento: Levantamento de escolas, bibliotecas e instituições que trabalham com inclusão e acessibilidade para deficientes visuais.
📚 Doação: Distribuição de exemplares físicos do livro Nina e o Mundo Encantado do Cinema para bibliotecas, escolas e outras instituições.
🎭 Contação de História: A pedagoga Selma Tavares narra a história do livro para crianças e jovens deficientes visuais (parciais e/ou totais). A partir de recursos sonoros, táteis e olfativos, torna-se possível trabalhar a sensorialidade e os sentidos para além da visão.
🎬 Consultoria: A especialista e arte-educadora Naara Fontinele ministrou uma oficina de preparação e capacitação com Selma Tavares, contadora de histórias, responsável pela ação direta com as crianças. Como proposta, foram abordados temas como cinema, educação e pedagogia através da ressignificação da linguagem audiovisual.
As crianças e jovens com deficiência visual devem ter a possibilidade de experienciar e conhecer o mundo de formas diversas, que valorizem a pluralidade de nossa sociedade e que possibilitem formas criativas de troca e aprendizado. Por este motivo, Nina e o Mundo Encantado do Cinema atua em diferentes frentes, promovendo a difusão de uma maior conscientização sobre a importância da preservação do audiovisual – e das práticas culturais como um todo.
O projeto fomenta a inclusão social de pessoas com deficiência visual (total e/ou parcial) em um processo de desenvolvimento pedagógico, envolvendo e aproximando educadores, crianças e jovens ao universo artístico, cultural e cinematográfico.
Nina e o Mundo Encantado do Cinema é um projeto contemplado na 2ª edição do edital Marechal Rondon (SEJUCEL), a ser executado em Porto Velho/RO em 2022.